O Caderno Pensar, do Estado de Minas, juntou 20 críticos, livreiros, pesquisadores e produtores culturais e perguntou o seguinte: quais foram os livros brasileiros de ficção mais marcantes da década (2010-2020)?
Nas palavras dos jornalistas João Renato Faria e
Definir o que de mais interessante, marcante e significativo foi produzido na literatura brasileira na última década é uma missão árdua. Afinal, é impossível ler toda a produção de um país ao longo de um período tão extenso e diverso como foram os últimos 10 anos no Brasil – para o bem e para o mal. Para fazer um mapeamento do que se produziu de mais marcante na ficção na última década no país, o Pensar entrou em contato com 20 pessoas – entre eles, professores, produtores culturais e críticos, que se dedicam à leitura e análise da produção contemporânea nacional.
Eles foram convidados a produzir listas de acordo com suas preferências pessoais, sem necessariamente hierarquizar os títulos selecionados. Foi evitado o termo “melhores”, justamente pela subjetividade da seleção proposta. Eles também não precisavam justificar suas escolhas, embora vários tenham optado por fazê-lo.
Vertigem do chão está entre eles.
Para conferir a matéria completa e a lista dos livros citados, o link é este aqui.
Quer comprar Vertigem do chão? Veja as opções aqui.
Deixe um Comentário