No dia 20 de setembro, durante a 36a. Semana Literária do SESC/PR, na cidade de Maringá, converso com o público a respeito de como a cidade se configura na literatura em geral e em meus livros de modo particular.
Na sinopse do evento, assim está descrito o objetivo da conversa:
Com um registro realista e minucioso do espaço das cidades, a obra de Cezar Tridapalli traz o elemento humano que se move por esse território e tensiona as relações entre o local e o global. Em Pequena biografia de desejos e em O beijo de Schiller, o estrangeiro (o estranho?) aparece como componente que disturba uma ordem aparente, em Vertigem do chão, seu terceiro romance, ainda inédito, essas fronteiras se desmancham. É no cruzamento de territórios, na inversão de destinos de seus personagens, que o romance acontece, pendulando e tropeçando em noções difusas de centro e periferia, com marroquinos, turcos e haitianos migrando e atravessando os caminhos dos dois protagonistas, um holandês, outro brasileiro. A conversa vai girar em torno das relações amplas entre literatura e realidade no espaço das cidades, geopolítica e literatura, processo de criação, entre outros assuntos de interesse do público.
Dia: 20/9
Horário: 20h
Local: Salão Social do SESC Maringá
Público: Professores, acadêmicos, comerciários e dependentes, contadores de história e comunidade em geral a partir de 14 anos.
**********
Também durante a semana, de 18 a 20 de setembro, ministro oficina de criação literária, uma introdução com 12 horas para pensarmos questões básicas a respeito da criação. Veja abaixo a programação em Maringá, que pode ser acessada integralmente em http://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/maringa/
**********
A programação completa, por cidade, você encontra aqui: http://www.sescpr.com.br/semanaliteraria
Deixe um Comentário