O pós-realismo de Cezar Tridapalli em ‘Vertigem do chão’
Terceiro romance do escritor curitibano Cezar Tridapalli, ‘Vertigem do chão’ é uma elegia para um mundo polarizado, intolerante e negacionista.
O escritor Cezar Tridapalli, autor de ‘Vertigem do Chão’. Imagem: Ágata Schmitt.
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O homem revoltado é aquele que aprender a dizer não. Pelo menos, era assim para Albert Camus. Cezar Tridapalli, em Vertigem do chão, seu terceiro romance, esmerilha a revolta e o descontentamento, sentimentos tão próprios desse neo-obscurantismo pentecostal.
Por meio de paralelos que brincam com a ideia de tempo e espaço, o escritor curitibano – vencedor do Prêmio Minas Gerais com O Beijo de Schiller (2014), seu livro anterior – narra a histórias de dois homens à beira de um ataque de nervos – Stefan, um atleta holandês cujo namorado foi assassinado por um extremista, e Leonel, um dançarino brasileiro desiludido com a sua arte – que, sem saber, trocam de países e passam a habitar a geografia sentimental que, até pouco, pertencia ao outro.
Contrapondo as duas narrativas, Tridapalli constrói um caleidoscópio do absurdo, debatendo questões como xenofobia, corpo como território, homofobia, pertencimento e desterritorilização. Frente à fragmentação do mundo ao seu redor, os personagens de Vertigem do chão escancaram o hedonismo e a suspeição. São construções complexas e fortes, que colocam o leitor em xeque ao convidá-lo para compartilhar dos abismos pessoais.
Se Leonel encarna o descompasso de uma geração que sofre com a descrença na cultura, Stefan é o típico personagem kafkiano, solapado pela figura do pai, que aqui é importante ideólogo do pensamento conversador na Holanda. Emparelhando essas diferentes matizes, Tridapalli dá voz aos que estão calados e consegue conceber um romance plural e que, em alguma medida, sintetiza toda a sociedade.
Vertigem do chão é um livro corajoso e audacioso, com linhas narrativas pautadas pela ousadia e talento. Ao mesmo tempo, existe um toque sutil de humor, que estremece com elegância as bases da cultura negacionista que tem assolado o mundo.
Pós-realismo
Com Vertigem do chão, Tridapalli traz para a literatura brasileira a tradição pós-realista que tem tomado de assalto, principalmente, a Europa. Levantando debates tão potentes quanto Michel Houellebecq e Ian McEwan, o curitibano escrutina as fragilidades que estão evidenciando a derrocada do país. Se o francês avança sobre as hipocrisias – e hipocondrias emocionais – que criam amarras sociais, ao passo que o britânico analisa as vicissitudes que formam as convenções que enlaçam homens e mulheres, Tridapalli explora as noções de insegurança – pública e privada – e as fachadas que são montadas para dar cabo de vida que seja, meramente, aceitável.
É uma literatura cujo alicerce está, justamente, na ausência de possibilidades. Leonel e Stefan, cada qual à sua maneira, vive uma dança vazia, à procura de uma razão para estar vivo. Diante desse deserto, o próprio corpo é mapa, bússola e território – é, em suma, a única coisa que realmente lhes pertence.
Vertigem do chão é um livro corajoso e audacioso, com linhas narrativas pautadas pela ousadia e talento. Ao mesmo tempo, existe um toque sutil de humor, que estremece com elegância as bases da cultura negacionista que tem assolado o mundo.
VERTIGEM DO CHÃO | Cezar Tridapalli
Editora: Moinhos
Tamanho: 231 págs
Lançamento: Dezembro, 2019.
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Jonatan Silva é jornalista, crítico literário e escritor. Passou pelas redações da Tribuna do Paraná e Paraná Online. Foi editor da revista Mediação do Colégio Medianeira e, atualmente, escreve regularmente com o jornal Rascunho e Cândido, e também o portal de cultura Escotilha. Colaborou com diversas publicações, entre elas a revista Flaubert e no jornal RelevO. É autor dos livros “O Estado das coisas” (2015) e “Histórias mínimas” (2019).
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