
O psicanalista italiano Massimo Recalcati fala sobre a figura materna (o totem dos totens), sua realidade e as diversas simbologias em torno do tema que ajudam a entender essa condição que perpassa a vida de muitas mulheres e de suas relações com o filho, esse seu “outro” mais visceral e próximo.
A partir de uma visão lacaniana, Recalcati faz um percurso que passa pelas mãos da mãe, também pelo rosto, depois pelos seios e signos de sua presença, mas também pela importância da ausência, da mãe que não esqueceu a mulher. Finaliza com alegorias bíblicas bastante expressivas.
A conferência foi realizada na cidade de Udine, em 2015, como parte do evento “Vicino/Lontano” (Próximo/Distante), cujo tema da edição foi “Totem e Tabu”.
Foi sua primeira apresentação do novo livro de ensaios, publicado pela Editora Feltrinelli, “Le mani della madre” (“As mãos da mãe”).
Mais sobre o autor: http://www.massimorecalcati.it
Tradução e legendagem de Cezar Tridapalli.
27/05/2020 at 21:51
Queria agradecer e elogiar seu trabalho de traduzir estas palestras maravilhosas desse excelente psicanalista italiano. É uma pena que só temos uma obra dele traduzida para o português.
08/06/2020 at 17:23
Caro Beethoven, obrigado pelo seu comentário. Fico feliz de saber que essa iniciativa de traduzir 4 palestras de Massimo Recalcati tenha reverberado positivamente. Ele de fato tem muitos livros escritos. Em breve (ainda em 2020, espero), sairá o seu “Complexo de Telêmaco”, sobre a função paterna na contemporaneidade, que eu tive a imensa felicidade de traduzir. Um abraço.