Encerrando a série de traduções de palestras feitas pelo psicanalista Massimo Recalcati, eis que surge o tema do pai, tema explorado pelo autor em diversas publicações.
Havia um tempo em que os pais batiam em seus filhos. Faziam isso para educá-los, ensinar-lhes uma lição. É assim que fala, sem pelos na língua, o pai entrevistado em I bambini e noi (As crianças e nós), uma investigação histórica da RAI feita por Luigi Comencini em 1970, que abre este episódio da série “Léxico familiar”. O que resta do pai depois do desaparecimento da figura do pai? Há um pai capaz de conservar o fogo, ou seja, o sentido e o testemunho, e deixá-los como herança a seus filhos? É o pai descrito em “A estrada”, uma obra-prima literária de Cormac McCarthy, de cujas páginas o ator Alessio Boni nos oferece uma interpretação intensa. Neste episódio, Michele Serra conta em uma entrevista curta e franca quem era seu pai e quem ele próprio foi no cumprimento desse papel. Além disso, trechos de Habemus papam e de Caro diário, filmes de Nani Moretti, e de A vida é bela, de Roberto Begnini, também ilustram de modo brilhante o tema da paternidade nos dias de hoje. Quem costura os muitos fios dessa meada é Massimo Recalcati, psicanalista italiano estudioso e seguidor da obra de Jacques Lacan, autor de diversos livros sobre o tema, infelizmente sem tradução no Brasil, à exceção de “Não É Mais Como Antes. Elogio do Perdão na Vida Amorosa”, publicado pela Editora Zahar.
Meu propósito como tradutor não tem outro interesse que o de divulgar modos instigantes de pensar a nossa existência.
Mais sobre o autor: www.massimorecalcati.it
Eis o vídeo:
20/02/2019 at 03:21
Gostaria de agradecer suas traduções dos vídeos do Massimo Recalcati. Foi um enorme prazer conhecer seu site. Um achado precioso!
27/02/2019 at 18:50
Ô, André, que bom receber esse teu retorno. O Recalcati tem um jeito muito interessante de tocar em questões complexas, né? Consegue ser claro sem ser superficial. Agora tô traduzindo um livro dele, mas deve sair só no fim do ano. Vamos conversando, um abraço!
19/07/2020 at 18:40
Nao encontro a tradução
09/09/2020 at 18:16
João, vá até o vídeo no Youtube e, no canto inferior direito, você encontrará as opções de legenda. Se não conseguir achar, entre em contato novamente. Obrigado!