A revista Ler & Cia, das Livrarias Curitiba, na sua edição 42, de janeiro/fevereiro de 2012, traz interessante análise de Pequena biografia de desejos. Você pode conferir a breve resenha diretamente na revista, em sua versão on-line ou impressa, na página 15. Abaixo, o texto publicado lá, de autoria de Mariana Sanchez:
*
Os desejos adormecidos que a literatura desperta
Há uma grande diferença entre um forte militar e o balcão da portaria de um edifício residencial. Não, porém, quando estes lugares são defendidos por homens como o tenente Giovanni Drogo e o porteiro Desidério Santos dos Santos. Protagonista do romance de estreia do curitibano Cezar Tridapalli, Pequena Biografia de Desejos (Editora 7 Letras, R$ 39), Desidério é a versão contemporânea do personagem de O Deserto dos Tártaros: sua vida pode ser descrita como uma longa e solitária espera, um infinito desperdício.
Não é à toa que cito aqui o clássico de Dino Buzzatti. Na ficção de Tridapalli, esta é a obra inaugural da biblioteca de Desidério, formada por exemplares chamuscados que sobreviveram ao incêndio do apartamento 602. O tesouro não apenas lhe traz à lembrança a velha vertigem da juventude, diante das prateleiras da Biblioteca Pública do Paraná, como também inaugura seu mais novo desejo: tornar-se um escritor.
Mas, ao contrário do texto de Tridapalli, o romance secreto que Desidério escreve durante as madrugadas na guarita não se desenvolve, à semelhança de sua própria vida. Suas relações afetivas conseguem ser menos estimulantes do que o trabalho de vigia – da esposa Macária, quase invisível, ao tio militar capaz de invisibilizar qualquer interlocutor; da mãe que desaparece no dia de seu aniversário ao pai que começa a desaparecer lentamente, primeiro mudo, depois cego, por fim imóvel.
Enquanto isso, a literatura vai se convertendo na única chance de viver algo autêntico, apaixonante. Quando conhece Adele, a leitora voraz do 301, o romance de Desidério ganha novo ritmo, porque movido pelo desejo – do latim, desiderium. E é deste sentimento que nasce esta pequena biografia, originando também este grande livro.
Mariana Sanchez é jornalista, redatora publicitária e idealizadora do projeto de incentivo à leitura, Orelha do Livro: www.orelhadolivro.com.br.
Deixe um Comentário